24
Feb
08

Desaquecimento Global

Mario Persona falando sobre política global — alguém sabe dizer quem é o segundo maior produtor de armas do mundo?!

Vodpod videos no longer available. from www.youtube.com posted with vodpod


3 Responses to “Desaquecimento Global”


  1. Sunday, 24 Feb 2008; \08\-04:00\-04:00\k 08 at 13:07:24 GMT-0400

    Com toda a certeza não é o Brasil, como ele quis deixar implícito… Aliás, metade do que ele diz é muito engraçadinho, mas é disparate… O resto não é engraçadinho… 😦

  2. Monday, 25 Feb 2008; \09\-04:00\-04:00\k 09 at 13:47:19 GMT-0400

    OOOpss!… 😳 Exagerei no “fígado podre”…

    Mas – pensa direito – no Brasil existem três grandes fabricantes de armamento portátil (e nenhum de armamento pesado): Forjas Taurus, Rossi e Imbel (essa é do Exército). As únicas armas de guerra produzida pela Taurus (a Rossi não produz…) são as Pistolas e Submetralhadoras “Beretta” 9 mm (sob licença) e a Imbel só produz armas de guerra e exclusivamente para as Forças Armadas e Polícias. Como é que surgiu essa lenda? (e a quem interessa sua divulgação?)

    Não é o velho Taurus “três-oitão” (eu tenho um…) que serve para os traficantes… Eles usam armamentos bem melhores (os piores são os roubados dos quartéis…) E esses não são fabricados no Brasil!

    O resto é lenda e o pior: lenda criada pelas Colt, Browning, Smith & Wesson, Steir e Glock da vida…

    Só que brasileiro tem o péssimo hábito de achar engraçado “cuspir para cima”… E prefere perder o amigo do que perder a piada… Detesta ser chamado de “tupiniquim”, mas é o primeiro a se fantasiar de índio (de carnaval) e fazer piada sobre a própria desgraça (basta ver quem é o primeiro “alvo” de nosso folklore piadístico: o componente europeu, o bom e velho luso…)

    Mas brasileiro faz filme sobre sua “Tropa de Elite”… Vai ver se inglês faz filme sobre “Cressida Dick & her Trigger-Happy Thugs”, ou se algum francês faz um filme sobre as gangues de meninas de 14 a 18 anos que brigam armadas de facas e correntes nos subúrbios de Paris (a notícia, é claro, saiu no Times de Londres… No Le Monde as notícias são sobre as gangs adolescentes de Liverpool…)

    E quando as “otoridades” espanholas deportam um estudante de física brasileira, porque acharam que ela era bonitinha demais para não ser prostituta, brasileiro põe a culpa só no Consulado Brasileiro… E alguns ainda acharam que a menina tinha que ter um documento qualquer para comprovar aos hipócritas das “viúvas do Franco” que não era prostituta!

    Depois reclamam que estrangeiro pensa que nossa capital é Buenos Aires e que no Brasil todas as mulheres andam o ano inteiro rebolando de bunda de fora, enquanto os homens jogam futebol entre um cigarrinho de maconha e uma carreirinha de pó…

    Meu fígado é mesmo podre… mas esse tipo de piada irresponsável só faz piorar…

  3. Monday, 25 Feb 2008; \09\-04:00\-04:00\k 09 at 18:36:10 GMT-0400

    João, … 🙂

    De fato, ácido! Pô, assim não há coração que aguente! 😉

    É uma pena, de fato, que esses dados não estejam disponíveis: afinal de contas, são dados relativos à balança comercial (exportação) brasileira, não?!

    Na época da primeira guerra no Iraque (invasão do Kuwait), eu lembro de ter visto esses dados e, de fato, o Brasil era um dos maiores fornecedores de armas para os USA. Infelizmente, não consigo encontrar os dados online. 😦

    Agora, eu não acho que o fato de nós fazermos filmes que mostram nossa realidade seja denegritório. Infelizmente, não parece que fazemos o “outro lado da moeda” — apesar de que, verdade seja dita, o Itamaraty e os diplomatas brasileiros sempre foram tidos como os melhores do mundo.

    A deportação daquela menina foi um vexame; também acho que alguma “providência em âmbito nacional” seria necessária. Porém, posta as minhas interações aqui com as Embaixadas daqui… não acho que algo vá acontecer. 😦

    Mas, de verdade, eu gostaria mesmo de ver os dados… a “planilha do Excel”! 😛

    []’s!


Leave a comment


Pages

February 2008
S M T W T F S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829