05
Oct
07

Conhecendo o Brasil…

Pois é: há muito tempo que eu venho dizendo para um grupo de amigos meus, “reclama-se de outros países [e suas políticas] porque não se conhece o Brasil, não há dados suficientes disponíveis, não há estatísticas suficientes”.

Pois bem… pra quem acha que eu estou viajandão, aí vão duas pérolas:

Por exemplo, o que me chamou mais a atenção no primeiro link acima foi o fato do Brasil estar à frente de países como os USA… números extremamente informativos, não?! Será que, de fato, aprendemos qualquer coisa depois de décadas de ditadura militar?!😦

Já no segundo item acima, acho que fica fácil de se perceber o porquê de muitos dos fatores sociais atuais continuarem a ser como sempre foram, sem melhorar (principalmente sob a luz do artigo em particular, linkado também): “Não há ganhos político, não há capital político envolvido nesse processo!” Ou seja, qual é a “vantagem que Maria leva” fazendo essas mudanças?! Um país próspero?! Nah… quero saber é de “din-din político”, senão não vale à pena.😛

Não é divertido… mas é garantido.

[]’s!


8 Responses to “Conhecendo o Brasil…”


  1. Friday, 5 Oct 2007; \40\UTC\UTC\k 40 at 23:01:24 UTC

    Por incrível que possa lhe parecer, o brasileiro ainda tem muita confiança nas Forças Armadas. E não é nem uma questão de perguntar “mas como?”… Desde que a Ditadura acabou (e por iniciativa do próprio governo militar, diga-se de passagem), os governos “civis” que se sucederam, foram do tipo “que saudades do governo anterior!…”

    Como eu recentemente disse alhures, “para um miserável, ‘liberdade’ é um prato cheio de comida” e essas abstrações de “representação política” nem passam por perto de seu limitadíssimo discernimento.

    Quanto ao segundo item, é apenas uma triste constatação de que nossa organização política ainda é uma herança da colonização portuguesa. “El Rey” ainda é o dono de tudo e prefeitos e vereadores são figuras meramente decorativas… Por isso mesmo é que eu sou partidário de uma inversão na ordem de tributação: todos os impostos seriam arrecadados pelos municípios que pagariam um tributo (eu sugiro da ordem de 30%) para o governo estadual, o qual, por sua vez, pagaria um tributo igual ao governo federal. E, da mesma forma, as questões de educação, saúde e segurança seriam “municipalizadas”, cabendo aos escalões superiores a mera coordenação dos graus secundário e terciário de todo o serviço público. Meio “Sym City”?… Sem dúvida!… Mas simplesmente não há como estabelecer ‘padrões nacionais’ para um Império travestido de “banana republic”. E o que funciona bem em Ribeirão Preto, não é necessariamente o mesmo que funcionaria em Teresina…

    Percebe por que eu insisto em gritar “pré-escola e ensino fundamental!”, quando se levanta a problemática das universidades?…

  2. Sunday, 7 Oct 2007; \40\UTC\UTC\k 40 at 01:30:24 UTC

    Com seus devidos ajustes: ruim com os militares, pior sem eles…

  3. Thursday, 11 Oct 2007; \41\UTC\UTC\k 41 at 20:24:58 UTC

    Daniel,
    gostaria de utilizar parte de seu texto, principalmente as suas referências apresentadas no texto “A politização do Aquecimento Global…”. É possível? Esse texto, embora não esteja mais online, ainda está nos meus feeds…

    abraço

  4. Friday, 12 Oct 2007; \41\UTC\UTC\k 41 at 02:25:06 UTC

    Oi Norberto,

    Sem problema nenhum. Agora, posso te pedir um favor: Quando vc tiver o seu texto online, vc me dá um toque?!😉

    []’s!

  5. Saturday, 13 Oct 2007; \41\UTC\UTC\k 41 at 14:50:49 UTC

    Beleza.
    Farei um trackback para este blog. Assim que o texto sair você será automaticamente notificado. O texto fará parte do Blog Action Day que é nesta segunda-feira.

    abraço

  6. Tuesday, 16 Oct 2007; \42\UTC\UTC\k 42 at 08:18:36 UTC

    Daniel,
    lá vai o trackback manual, pois vi que o automático não funcionou…

    http://escritatorta.em.blog.br/archives/blog-action-day/

    abraço

  7. Tuesday, 16 Oct 2007; \42\UTC\UTC\k 42 at 09:08:09 UTC

    Oi Norberto,

    O trackback automáGico funcionou sim: olha ele aí embaixo… quer dizer, pelo menos eu consigo ver o dito cujo (mas vai ver que é preciso alguma espécie de ‘login’)… tanto que vi seu post ontem!🙂

    Mais uma vez, eu agradeço imensamente sua atenção! E, assim que possível, vou migrar os posts pra cá…

    []’s!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


Pages

October 2007
S M T W T F S
« Sep   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


%d bloggers like this: